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Modelos de negócios no mercado da moda: qual vale mais a pena?
Pensando em criar um modelo de negócios? Pois saiba que a indústria da moda é, sem dúvidas, um dos setores de mercado mais competitivos. Sendo assim, existem diferentes processos nesse sentido, que visam atender os diferentes públicos e segmentos do mercado.
Esses modelos podem variar desde pequenas lojas especializadas até grandes varejistas. E isso passando por marcas que vendem através de e-commerces. A verdade é que a cada dia surgem novas tendências, o que torna o mercado da moda extremamente dinâmico.
Para manter-se relevante, é importante estar sempre atento às novidades e saber como se adaptar às demandas do público. E é pensando no público que deseja atender, que você poderá definir qual é a melhor estratégia para seguir.
É por isso que, no conteúdo de hoje, iremos falar sobre os principais modelos de negócios do mercado da moda. Assim, você será capaz de perceber quais modelos podem ser mais ou menos vantajosos. Vamos começar?
Como escolher o melhor modelo de negócios no mercado da moda?
Escolher um modelo de negócios para começar a atuar no mercado da moda não é uma tarefa simples! Para fazer a escolha certa, é necessário levar em consideração diversas questões estratégicas. Até porque, sem definir alguns passos antes, não se chega a lugar nenhum, não é verdade?
Sabendo disso, separamos alguns fatores importantes que devem ser considerados antes de decidir investir em um modelo de negócios específico. Preste atenção:
Identifique o seu público
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é definir quem é o seu público-alvo. Isso porque é conhecendo seus potenciais clientes que você saberá qual modelo de negócio melhor irá atendê-los.
Faça uma análise do mercado
Se você busca ter um negócio que tenha diferenciais que se destaquem, o ideal é realizar uma análise da concorrência. Ao realizar esse processo, você conseguirá identificar as oportunidades e traçar um norte. Conheça bem os diferentes modelos de negócio, como atuam e quais diferenciais você poderia implementar na atuação.
Nicho de atuação
Defina o seu nicho de atuação de acordo com os seus clientes potenciais. Ao fazer isso, poderá ficar mais fácil entender qual o melhor modelo de negócios para atender o seu público.
Investimento inicial
Avalie quanto em dinheiro você tem disponível para investir no seu negócio. Com base nisso, opte por um modelo que se adapte ao seu orçamento.
Pense em sustentabilidade
O mercado da moda é um setor que vem se preocupando cada vez mais com a sustentabilidade. Nesse sentido, é importante considerar práticas sustentáveis em todas as etapas do negócio, desde a produção até a venda.
Conheça os principais modelos de negócios no mercado da moda
Como você já sabe, o mercado da moda contempla diversos modelos diferentes de negócios. Cada um deles possui sua própria estrutura organizacional, forma de atuação e público-alvo. Dito isso, vamos conhecer os principais modelos de negócios da indústria:
Varejo
O varejo é um modelo de negócios onde as vendas acontecem diretamente para o consumidor final. Isso significa que o comprador do produto é o mesmo que irá utilizá-lo. Nesse modelo de negócios, as vendas podem acontecer através de lojas físicas ou online.
Vantagens
Uma das grandes vantagens do varejo é a possibilidade de ter maior controle sobre a experiência do cliente. Além disso, também consegue contar com margens de lucro mais altas.
Desvantagens
Mas como nem tudo são flores, o varejo requer bastante investimento em publicidades e jogadas de marketing. Junto a isso, é um modelo de negócios que possui uma concorrência bastante acirrada.
Atacado
O atacado é um modelo de negócios que tem os revendedores como potenciais clientes. São estabelecimentos que vendem produtos a preços mais baixos e em maior volume. Você pode trabalhar com atacado de calça jeans, atacado de camiseta, atacado de T-shirt e muitos outros.
Vantagens
A maior vantagem do atacado de roupas é a venda em grandes volumes, possibilitando negociar bons preços com os fornecedores.
Desvantagens
O maior problema do atacado gira em torno do grande investimento em logística e gerenciamento de estoque. Além disso, produtos adquiridos em quantidade, podem desgastar, caso não tenha saída.
Atacarejo
O atacarejo, como o próprio nome sugere, é uma mistura das características do varejo e do atacado. Ele permite vendas com valores mais baixos para as compras em quantidade e um valor com desconto para compras únicas.
Vantagens
A principal vantagem do atacarejo é poder atender públicos diferentes de forma diferenciada. Isso porque havendo quantidade de compras ou não, ainda é possível realizar compras com preços mais acessíveis.
Desvantagens
A desvantagem desse modelo de negócios é a pouca variedade de produtos, se comparada com o varejo. As lojas também costumam ser maiores. Isso dificulta encontrar boas localizações, além de demandarem maior investimento.
Revenda
As marcas que trabalham com revenda, vendem produtos de outras marcas em troca de uma comissão. Nesse sentido é possível revender T-shirts, calça jeans, moda evangélica e diversas outras opções.
Vantagens
A vantagem da revenda é a flexibilidade de horários e a oportunidade de oferecer grandes variedades de produtos aos clientes.
Desvantagens
Entretanto, há uma certa dificuldade em se diferenciar em meio à concorrência. Além disso, a margem de lucro de cada produto pode ser baixa, dependendo da marca parceira.
Franquia
No modelo de franquia, uma empresa concede o direito de uso de sua marca e modelo de negócios para terceiros.
Vantagens
As vantagens de ter uma franquia incluem a possibilidade de obter rápida expansão e presença da marca. Isso acaba reduzindo os custos operacionais.
Desvantagens
Contudo, a franquia pode exigir um grande investimento inicial. Além disso, há a necessidade de manter um alto padrão de qualidade em todas as unidades.
Confecção
O modelo de negócios baseado na confecção é responsável por produzir peças de roupas, bem como acessórios.
Vantagens
As vantagens incluem maior controle sobre a qualidade e custos de produção, além de flexibilidade para criar produtos únicos.
Desvantagens
A grande desvantagem é que a confecção pode exigir um grande investimento em maquinário e mão de obra.
Considerações finais
Nosso conteúdo acaba aqui, mas a sua jornada está só começando! Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e que você consiga definir o seu modelo de negócios.
Embora o mercado da moda seja mesmo competitivo, existem várias formas de trazer inovação e diferenciais para a sua empresa. Para isso, lembre-se de estudar a fundo o mercado e os modelos de negócios existentes no mundo fashion.
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